Pular para o conteúdo principal

Yogaterapia

Alívio para dores na Lombar 

Existem asanas (ou posturas) que auxiliam bastantes com quem sofre de dores na região lombar. Eu mesma sofria de dores constantes, felizmente elas se foram quando iniciei uma prática de yoga mais regular. Encontrei este artigo americano (o qual tentei traduzir e adicionar algumas observações), com duas posturas que auxiliaram-me bastante no inicio. Espero que possam ajudar a você também!

Há mais de um asana para o tratamento de dores na lombar dentro do universo da yoga. Um dos asanas mais fáceis para dor lombar é Utthanpadasana (ou postura perna levantada).

Asana lombalgia: Uttanpadasana


  • 1. Comece deitado no seu tapete. Fique com as suas pernas juntas, as palmas viradas para baixo e próximas ao corpo.
  • 2. Inspire e eleve a perna direita o mais alto possível, cuidado para não forçar os músculos das pernas ou das costas. Leve a sua atenção para a região abdominal.
  • 3. Mantenha a perna direita reta, o pé relaxado, enquanto a outra perna se mantém reta e em contato com o tapete, como mostrado abaixo.
  • 4. Mantenha a respiração em 3 a 5 segundos, enquanto sua perna está no ar.
asana lombalgia: utthanpadasana
  • 5. Expire lentamente ao trazer sua perna de volta ao chão.
  • 6. Repita mais 4 vezes.
  • 7. Execute o mesmo procedimento para a perna esquerda (total de 5 repetições para cada perna).
  • 8. Como variação, você também pode fazer este exercício com as duas pernas juntas ou com o auxílio de um cinto, como na foto acima (neste caso cuide ao máximo para não tensionar os ombros).  
Outra forma de fortalecer os músculos das costas e reduzir a dor lombar  é realizar a Sanchalanasana Pada.

  • 1. Deite-se de costas e flexione o  joelho direito para cima.
  • 2. Mantendo a perna esquerda no chão, enquanto movimenta a perna direita por 10 voltas.  Certifique-se de manter o seu calcanhar direito  fora do mat (como na última figura).
  • 3. Pare e inverta o movimento.
  • 4. Troque as Pernas e repita o movimento.  Execute 10 ciclos em cada direção com cada perna.
Se você tem dores crônicas consulte um médico antes de praticar.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

    Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

    Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

    Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta...

    Ioga ou Yoga? Com ou sem acento?

    Este artigo foi postado no blog da Ciencia Meditativa, gostei muito da abordagem do Irmão Vítor. Neste caso compartilho com vocês, se quiser pode ler o artigo no site: http://www.cienciameditativa.com/ Namastê!   O Que é Yoga? Pelo menos, Yoga é Sem Acento Texto de Vitor Caruso Jr. em Novembro de 2008 Você já viu acento circunflexo nas palavras abaixo? Moça, louça, trouxa, foca, roca, toca. Não, sabe por quê? Palavras paroxítonas terminadas em A, não levam acento. Portanto, ioga, ou yoga, não tem acento. Mas como a maioria dos brasileiros tem problemas de escolaridade, não devemos ter nenhum comportamento negativo em relação a isto, e sim procurar instruir sobre a correta escrita. Ioga é com I ou com Y? Se você for à Índia, aos Estados Unidos ou à Europa, eles vão grafar com Y. No português, criou-se a nacionalização da palavra com I, que está no dicionário, sinal de como esta prática parece rapidamente associar-se à nossa cultura. Porém também temos no dicio...