Pular para o conteúdo principal

Yogaterapia

Alívio para dores na Lombar 

Existem asanas (ou posturas) que auxiliam bastantes com quem sofre de dores na região lombar. Eu mesma sofria de dores constantes, felizmente elas se foram quando iniciei uma prática de yoga mais regular. Encontrei este artigo americano (o qual tentei traduzir e adicionar algumas observações), com duas posturas que auxiliaram-me bastante no inicio. Espero que possam ajudar a você também!

Há mais de um asana para o tratamento de dores na lombar dentro do universo da yoga. Um dos asanas mais fáceis para dor lombar é Utthanpadasana (ou postura perna levantada).

Asana lombalgia: Uttanpadasana


  • 1. Comece deitado no seu tapete. Fique com as suas pernas juntas, as palmas viradas para baixo e próximas ao corpo.
  • 2. Inspire e eleve a perna direita o mais alto possível, cuidado para não forçar os músculos das pernas ou das costas. Leve a sua atenção para a região abdominal.
  • 3. Mantenha a perna direita reta, o pé relaxado, enquanto a outra perna se mantém reta e em contato com o tapete, como mostrado abaixo.
  • 4. Mantenha a respiração em 3 a 5 segundos, enquanto sua perna está no ar.
asana lombalgia: utthanpadasana
  • 5. Expire lentamente ao trazer sua perna de volta ao chão.
  • 6. Repita mais 4 vezes.
  • 7. Execute o mesmo procedimento para a perna esquerda (total de 5 repetições para cada perna).
  • 8. Como variação, você também pode fazer este exercício com as duas pernas juntas ou com o auxílio de um cinto, como na foto acima (neste caso cuide ao máximo para não tensionar os ombros).  
Outra forma de fortalecer os músculos das costas e reduzir a dor lombar  é realizar a Sanchalanasana Pada.

  • 1. Deite-se de costas e flexione o  joelho direito para cima.
  • 2. Mantendo a perna esquerda no chão, enquanto movimenta a perna direita por 10 voltas.  Certifique-se de manter o seu calcanhar direito  fora do mat (como na última figura).
  • 3. Pare e inverta o movimento.
  • 4. Troque as Pernas e repita o movimento.  Execute 10 ciclos em cada direção com cada perna.
Se você tem dores crônicas consulte um médico antes de praticar.

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

    No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

    A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

    Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

    Mãe

    Bom dia! Acabo de receber um beijo de minha filha mais nova. Com as letrinhas tortas, sem muito sentido, ela traduz o seu texto pra mim..."mamãe você é mais linda do que a China e mais forte do que o bem :D"...um sorrisinho maroto e um abraço tão gostoso, que não da pra resistir. Não são as palavras, mas tudo que elas representam pra ela. Sinto que todo o esforço e todo o carinho dedicado, parecem voltar com uma força exponencial. Que coisa mais gostosa! Compreendo minha filha, quando lembro do tempo em que abraçava minha mãe, o carinho, o amor, a proteção...tantas palavras que descrevem todo o amor que eu sentia, e ainda sinto quando estou perto dela. Por tantas vezes, não conseguia compreender suas palavras. Só passei a entender o seu amor e tudo que ela me ensinava, quando minhas filhas nasceram.  Quanto amor pode existir dentro de nós? por nossas mães, por nossos filhos? Não consigo definir e não consigo encontrar uma medida. A única coisa que sei, e que aprendi ...