Pular para o conteúdo principal

Restaurativa




Yoga Restaurativa: o que é?

Esta definição dada por Kristen Rents (Yoganap), é uma excelente discussão do que é Yoga Restaurativo:

"Muitos de nós nos voltamos para Yoga para aliviar o estresse, mas muitas vezes o nosso Yoga é tão rápido e apressado quanto nossas vidas. Melhorar tudo em qualquer coisa é prática, então temos que praticar relaxar e diminuir a velocidade. Isso é exatamente o que a Yoga Restaurativo oferece - Cria condições ideais, posiciona e envolve nosso corpo em posturas suportadas e relaxantes, para que possamos realmente aprender a soltar, acalmar e aquietar nossas mentes corridas e suavizar nossos músculos tensos e apertados."


O Yoga Restaurativo desperta em nossas vidas um tempo para a pausa. Alinha nosso corpo com nossa respiração para que a mente repouse e se alinhe ao conjunto. Realizando esta comunhão da mente, corpo e espírito - o verdadeiro sentido da Yoga.
Fisiologicamente, o corpo assim retorna a um estado de equilíbrio natural - auxiliando na restauração do sistema imunológico, circulatório, endócrino, nervoso e muscular.
Ao permitirmos a pausa nos recuperarmos dos efeitos nocivos do estresse.

Como é a prática:


A aula é composta de 3 a 4 posturas, todas suportadas por materiais como almofadões, mantas e blocos. O ambiente é preparado para que o aluno se sinta acolhido e protegido. Ao entrar nas posturas, trabalhamos suavemente a respiração e a atenção ao que estamos fazendo, trazendo o aluno a habitar novamente seu corpo em plena consciência. Cada postura é adaptada individualmente ao aluno, respeitando suas limitações. A ordem aqui é conforto.

Todas as posturas, foram estudadas em diferentes lugares com diferentes professores, sendo testadas primeiro em minha prática pessoal e posteriormente com meus alunos.

Sendo assim, acredito que acalmar o corpo e a mente é uma arte que exige treino. Esta aula é para nós este valioso treino.



Origem do Método:

De acordo com a professora Judith Hanson Lasater, Ph.D, o desenvolvimento dessas posturas é creditado ao mestre de Yoga, BKS Iyengar, reconhecido como uma autoridade em todo o mundo por seus ensinamentos e conhecimentos profundos da Yoga. Ele ensinou seus alunos a usarem vários materiais para aperfeiçoar as suas posturas. Os ensinamentos de BKS Iyengar inspiraram Judith Lasater Ph.D a desenvolver as posturas da Yoga Restaurativa, que podem ser 



Fica o convite!


Namastê

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.