Pular para o conteúdo principal

Fibromialgia e Yoga

Yoga alivia as dores da fibromialgia

Você sabe o que é fibromialgia? Esta doença foi identificada apenas há poucas décadas e se caracteriza por dor crônica que migra pelo corpo e se manifesta predominantemente em um dos lados, embora o outro também seja sensível.

São 9 os pontos fundamentais de cada lado, em que a dor pode instalar-se: região suboc-ciptal (atrás da cabeça), no músculo trapézio (em cima do ombro e nas costas), na região supraespinal, na altura das vértebras cervicais, na articulação condrocostal, onde a segunda costela se insere no osso esterno; no joelho, especialmente na parte de trás do joelho; no trocanter, área onde o fêmur se encaixa na bacia; na região glútea e do lado do cotovelo.





Em 90% dos casos, a doença atinge as mulheres, o que, de certa forma, confundiu o diagnóstico, pois se atribuía a dor à somatização de possíveis problemas psicológicos. Hoje, sabe-se que a fibromialgia é uma doença relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. Além da dor, ela provoca fadiga, falta de disposição e alterações do sono.

As principais características dessa dor, segundo a dra. Lin Yeng, médica fisiatra do Hospital das Clínicas de São Paulo, são dor, cansaço, falta de energia e disposição para fazer atividades rotineiras. Muitos pacientes se referem também à cefaléia (dor de cabeça), funcionamento inadequado do intestino (cólon irritável), sensibilidade durante a micção (síndrome da bexiga irritável) e sono pouco reparador, o que faz as pessoas já se levantarem cansadas.

A predominância da fibromialgia nas mulheres tem várias razões. O sistema nervoso das mulheres produz menos serotonina e por isso elas também estão mais propensas à depressão. Além disso, por questões hormonais, durante a tensão pré-menstrual, tudo fica mais sensível na mulher. Outro fator está na dupla jornada de trabalho feminina. Hoje, as mulheres trabalham fora e são responsáveis pelas tarefas de casa. Sobrecarregadas, pouco tempo sobra para o repouso, o que facilita a incidência maior de dor pelo corpo. Cefaléia e dor nas costas, além das manifestações psicosso-máticas, também são mais comuns entre as mulheres. Todos esses fatores somados justificam a maior incidência da doença entre elas.?

Pessoas com fibromialgia têm mecanismo do estímulo nervoso alterado e percepção em certas áreas do sistema nervoso central também alterada. Como o tratamento pode equilibrar mecanismos tão diversos e complexos como esses?
Segundo a dra. Lin Yeng, prescrever só analgésicos não é o suficiente. O tratamento clássico envolve antidepressivos em doses menores do que as indicadas para a depressão, já que os neurotransmissores da dor e da depressão no sistema nervoso são muito similares ou, às vezes, os mesmos. Quando se receitam esses medicamentos, os pacientes precisam ser informados de suas propriedades específicas para garantir a adesão ao tratamento.

Atividade física também é um elemento importante para melhorar o sistema supressor da dor, pois estimula a sensação de plenitude, conforto e satisfação.

Hatha-Yoga está indicado para esse tipo de pacientes, pois os exercícios mais apropriados, após uma avaliação individual, são os exercícios de relaxamento e alongamento.

A prática do Yoga beneficia as pessoas que sofrem dessa patologia, porque é um coadjuvante no alívio às dores por meio dos exercícios corporais de alongamento (os âsanas = posturas psicofísicas que, além do alongamento, trabalham a força muscular, o equilíbrio, a concentração e a respiração), bem como no auxílio do comportamento psicológico, por meio dos exercícios de concentração, relaxamento e meditação, fazendo com que a pessoa aprenda a identificar, entender e reduzir os fatores desencadeantes.

Ademais, a prática dos exercícios respiratórios – os prânayâmas (controle do prâna sobre o corpo/ prâna = energia vital), propicia ao praticante uma excelente oxigenação em nível pulmonar e celular, aumentando a capacidade respiratória e purificando o organismo das toxinas.

Cabe ressaltar que a prática constante dos exercícios respiratórios proporciona também um equilíbrio geral, quer físico, mental, emocional e energético.

Sabendo que Yoga trabalha nesses quatro níveis (físico, mental, emocional e energético), os pacientes portadores de fibromialgia encontram um profundo alívio e conforto, atingindo uma harmonia tanto em nível celular, quanto em nível psicológico. 

Este texto foi retirado do jornal mexa-se: http://www.jornalmexa-se.com.br/edicao/0082/_saude_3.asp

Continua em próxima postagem, mais a respeito do assunto, um pouco mais prático. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta...

Ioga ou Yoga? Com ou sem acento?

Este artigo foi postado no blog da Ciencia Meditativa, gostei muito da abordagem do Irmão Vítor. Neste caso compartilho com vocês, se quiser pode ler o artigo no site: http://www.cienciameditativa.com/ Namastê!   O Que é Yoga? Pelo menos, Yoga é Sem Acento Texto de Vitor Caruso Jr. em Novembro de 2008 Você já viu acento circunflexo nas palavras abaixo? Moça, louça, trouxa, foca, roca, toca. Não, sabe por quê? Palavras paroxítonas terminadas em A, não levam acento. Portanto, ioga, ou yoga, não tem acento. Mas como a maioria dos brasileiros tem problemas de escolaridade, não devemos ter nenhum comportamento negativo em relação a isto, e sim procurar instruir sobre a correta escrita. Ioga é com I ou com Y? Se você for à Índia, aos Estados Unidos ou à Europa, eles vão grafar com Y. No português, criou-se a nacionalização da palavra com I, que está no dicionário, sinal de como esta prática parece rapidamente associar-se à nossa cultura. Porém também temos no dicio...