Pular para o conteúdo principal

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!


Bom dia!

Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo.

A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central.

É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nestas restrições como um desafio, ou uma chance de recomeço, de reeducar seu corpo a comer melhor e assim trazer mais saúde. São hábitos que modificados te trarão melhor qualidade de vida.

Segue abaixo a relação de asanas sugeridos, entre tantos outros no Yoga, espero que goste!


Os asanas seguintes vão massagear os órgãos internos, melhorando funções glandulares, diminuindo a produção de ácido e reduzindo o estresse. Vou dividi-los em tipos: torções, retroflexões e inversões. Se tiver dúvidas na execução, contate um professor para evitar lesões.

Torções: irão limpar e massagear o sistema digestivo, melhorando seu funcionamento.





É mais fácil manter uma coluna alinhada e aberta em uma postura deitada de barriga para a cima (supina). Há muitas variações de torções deitadas: um ou ambos os joelhos podem ser dobradas ao mesmo tempo, as pernas podem permanecer retas, mas sempre conectadas para o mesmo lado. Independentemente da posição das pernas, o peito deve permanecer relaxado e aberto, a cabeça vira para a direção oposta dos quadris.


Quando a torção movimenta o quadril para a esquerda e o olhar para a direita, o estômago é alongado e aberto, aumentando o fluxo de sangue e de energia de cura para o órgão. Quando na direção oposta, o estômago é comprimido e massageado; a toxicidade é liberada, a produção de ácido é retardado e regeneração celular é incentivada.

Inversões para restaurar o equilíbrio hormonal

Inversões são maravilhosas para restabelecer o equilíbrio hormonal do organismo e para tonificar todos os órgãos internos, invertendo o fluxo da gravidade. Eles também têm um efeito calmante sobre a mente e aliviam a ansiedade e o estresse.
Não devem ser praticados em casos de pressão arterial elevada, danos físicos na cabeça e/ou coluna vertebral, durante a menstruação. As inversões são excelentes para condições causadas por estresse ou desequilíbrio hormonal.

  • Pouso sobre a cabeça (Sirsasana)


Realize o pouso contra uma parede, com observadores, ou sozinho, se já executar esta postura. Faça a postura completa somente se seu corpo puder relaxar na postura e a respiração continuar livre e relaxada.

Um "meio-pouso" (Ardha Sirsasana) pode ser realizado a partir de uma posição de tripé com os joelhos apoiados sobre os cotovelos ou com as pernas descansando em uma cadeira com os braços em uma posição mais confortável para o praticante.


Obs: nesta postura o mais importante é a posição do estômago, pois o abdome é invertido, sendo assim a posição da perna não faz muita diferença.


  • Ardha Halasana / Sukha Halasana (Postura do arado)

http://www.yogaartandscience.com/poses/restpos/ploughrest/ploughrest.html

A meia postura do arado é preferível um arado completo no caso de problemas gástricos, pois a flexão profunda a frente estimula a produção de fluidos gástricos. Em um apoio sobre os ombros com as pernas descansando sobre um suporte colocado atrás da cabeça (pode ser ma cadeira, blocos ou várias almofadas) o abdome permanece relaxado, enquanto experimenta os benefícios de inversão e um alongamento suave ao longo da coluna vertebral.

Retroflexão: acalma o sistema nervoso e aumenta a circulação no abdome.As retroflexões passivas ou apoiadas têm o efeito de: alongar e acalmar o nervo vago, que controla o movimento peristáltico no estômago, diminuindo a produção de ácido, e aumentando o fluxo sanguíneo para os órgãos digestivos.

  • Supta Virasana (Postura Reclinada do Herói)

Esta postura, também chamada de "pose da cura", é possível executar diferentes variações conforme seu grau de flexibilidade. Essencialmente, esta é uma retroflexão realizada com com as pernas flexionadas. O aluno pode estar sentado sobre ou entre os calcanhares e a pose pode ser realizada com as costas no chão ou apoiada em travesseiros, almofadas ou cobertores. Todo o corpo deve estar relaxado e confortável. O baixo ventre alonga, bem como a zona inferior e abaixo da caixa torácica. A respiração cria uma massagem profunda nesta pose, pois o diafragma é muito exigido. Pode-se colocar as mãos sobre o esterno em Anjali mudra (oração) para estimular a glândula tireóide, a fim de fortalecer o sistema imunológico do corpo.

  • Setu Bandha Sarvangasana (postura da ponte em ombros)



Este asana possui efeito semelhante ao Supta virasana, mas sem pressão excessiva sobre as articulações e com os benefícios adicionais de uma inversão suave. Na figura de baixo a postura em uma variação com apoios, nesta variação você deve usar dois apoios, um para as costas e outro para as pernas, na mesma altura, além de um suporte para os ombros e a cabeça. O importante aqui é você ficar com o coração mais alto que a cabeça, e os ombros apoiados. Relaxe na postura e respire profunda e completamente. A respiração deve iniciar na parte baixa do abdome e subir em direção as clavículas. Passe cinco minutos ou mais nesta postura desde que você esteja muito confortável.

Espero que te ajude!

Namastê!

Comentários

  1. Olá!
    Muito obrigada, me ajudou bastante em um trabalho do meu curso de formação.
    Que a vida lhe retribua em dobro.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.