Pular para o conteúdo principal

Disfunção ATM...algumas dicas!

Bom dia,

Estou fazendo uma pesquisa sobre a disfunção ATM, a pedido de uma aluna muito querida. Achei coisas interessantes, sobre usar a meditação, dois vídeos práticos para auxiliar a liberar a região.

Só para explicar, a disfunção da ATM é o funcionamento anormal da articulação temporo-mandibular, ligamentos, músculos da mastigação, ossos maxilar-mandíbula, dentes e estruturas de suporte dentário.Quando existe a disfunção, o paciente apresenta sintomas, como dor de cabeça, dor de ouvido e/ou zumbidos, dor ou cansaço dos músculos da mastigação, ruídos articulares (estalos ou crepitação) e dificuldade para abrir a boca.

Uma dica interessante, que aparece em muitos artigos, para melhorar os sintomas é a necessidade de respirar mais consciente, a prática constante da atenção sobre a respiração auxilia o corpo a relaxar naturalmente. Faça uma experiência, tente seguir sua respiração por alguns instantes, é só fechar os olhos e acompanhar. Quase que instintivamente o corpo responde, aumentando o tempo de respiração. E sem querer ele começa a relaxar. 

Vou compartilhar com vocês os vídeos, espero que seja útil! Caso você venha a utilizar alguma das técnicas, compartilhe depois a experiência, se funciona e como você se sentiu. Qualquer dúvida, consulte seu professor!

Obrigada,

Namastê

Marcela

Vídeo 1: você vai precisar de uma bolinha terapêutica, e p apoio de um bloquinho ou livro alto. Massageie a região devagar e depois abra e feche a boca enquanto massageia. Espero que seja útil!



Vídeo 2: Segue um pequeno relato do vídeo para te auxiliar a entender.
Inicie com uma meditação, a meditação auxilia a relaxar a face, então no segundo vídeo ela encaminha você a uma meditação simples, com um foco em relaxar a mandíbula. Então relaxar toda a área dos olhos e ao redor da boca. E por fim sinta sua respiração, sem controle, apenas respire e observe.
Então inicie os movimentos com ombros, com uma proposta de relaxar a região ao entorno de onde você sente a dor.
Movimentos circularmente a cabeça, massageando a base do crânio. Ela mostra exatamente o ponto onde deve movimentar.
Um pequeno vyniasana para mexer os fluidos da área (faça com cuidado, para não machucar a coluna). Faça então a invertida sobre os ombros para movimentação dos fluídos da região.
Seguem duas torções simples. Foco no relaxamento da mandíbula durante todo o tempo, abrindo suavemente a boca e respirando profundamente.
Postura da criança para relaxar.
Alongue a lateral do corpo, levando este alongamento para a área dos ombros.
Finalize com a meditação, eu sugiro fazer um relaxamento em savasana antes da meditação, prestando atenção na respiração, com foco na região abdominal. A boca levemente afastada, com a língua descansando na parte de baixo da boca, se precisar, inicie com a ponta da lingua tocando a parte superior, interna dos dentes da frente. Mas fica a seu critério.
Boa prática!



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.