Pular para o conteúdo principal

Quem nunca dormiu mal?!?

Bom dia,

Quem nunca teve aquela noite mal dormida?! Seja pelos filhos doentes, pela preocupação, pelo período do mês, por "n"motivos, os quais fica dificil enumerar aqui.

Hoje tive uma destas noites, meu gato (gato mesmo, está na foto ali no cantinho olhando pra rua), está tendo dificuldades para se adaptar a nova casa e ao clima daqui. Esta madrugada, resolveu miar por muito tempo, chamando alguma coisa que não sei o que era. Talvez saudade de casa, tentamos colocar ele pra dormir com a gente, deixamos a porta aberta, ele dormia um  pouquinho e depois saia pela casa miando.





A gente em casa acorda cedo por que as crianças vão pra escola, não importa se a noite foi boa ou ruim, as 6:30h estamos de pé....faça neve ou chuva, porque nesta época do ano, por aqui, só amanhece por volta das 8h.

Acordei quebrada, minha cabeça doia e mesmo que quisesse não consegui voltar a dormir. Os efeitos da noite mal dormida estava em todo meu corpo. Procurei uma série para testar em mim, o que daria pra fazer para que eu me sentisse melhor.

Encontrei algo que me fez muito bem, e vou partilhar com vocês alguns trechos, pois funcionou e no momento são 11h da manhã e estou bem disposta.

Vamos lá:

1. Comece a série deitado ou sentado e observe todo seu corpo, onde está mais desconfortável, se dói alguma coisa e depois parta para a observação da sua respiração. Qual a fluidez dela? Está rasa e rápida? Está profunda? Suavemente vá aumentando a profundidade da respiração para se aclimatar na prática e no momento que reservou para cuidar de você. Faça por alguns instantes e depois abrace as duas pernas se você estiver deitado.

2. Sente-se devagar e descanse alguns instantes em balasana:

3. Suavemente flua numa exalação para o cachorro olhando para baixo ou Adho mukha. Primeiro acione bem o alongamento da cintura e das costas, felxionando um pouquinho os joelhos e alongando a parte superior do corpo. Depois leve os dois calcanhares em direção ao chão. Não precisa enconstar se você não conseguir. Cada vez que soltar o ar, tente acionar o períneo e leve o umbigo de encontro a coluna. Você precisa relaxar os ombros e soltar a cabeça. Repita umas 3 vezes, depois descanse novamente no anterior. Uma opção caso você não consiga executar esta postura, é fazer com os pés no chão e as mão apiadas no assento de uma cadeira, isso evita que você aumente a pressão ou force demais sua coluna, caso seja dificil demais pra você. Se não souber como, me escreva que eu tento te mandar uma foto.


4. Fiz alguns movimentos parecidos com a saudação ao sol, sempre com a contração do períneo e do abdome, durante a exalação. O efeito foi muito bacana e aqueceu o corpo. Minha dor de cabeça foi embora, depois da execução do Sopro Ha....inspirando e levando os braços para o alto, e ao soltar o ar soltando o corpo a frente com um ligeiro grito "Haaaaa" que sai da garganta. Ao finalizar a terceira ou quarta respiração, fiquei com o corpo inclinado a frente, solto e respirando um pouco. Voltei a posição de pé, devagar e inpirando suavemente. Em pé, brinquei um pouco de liberar as articulações com movimentos casados com a respiração. A inversão, escolhi a Viparita com a execução da bastrica na inversão, foi ótimo para finalizar o aquecimento e aumentar a energia, recomendo muito. Ao final fiz uma pequena torçao para soltar a coluna, e deitei em savasana. Nesta posição, fiz respiração completa, na proporção de 1:2, inspirando profundamente e soltando o ar lenta e completamente. Fiz algumas voltas nesta respiração antes de entrar no relaxamento completo.

5. Vale a pena buscar uma prática que seja confortável pra você, os movimentos que você escolher, ajuste a execução dos bandhas (contrações) para fortalecer a sua energia e gerar o calor interno.

6. Após o relaxamento, faça alguns instantes de silenciamento, é fundamental para desacelerar a mente. Este silencimento pode ser sua meditação favorita, ou simplesmente a observação da sua respiração natural e fluida.

Se quiser alguma ajuda, me escreva! marcela.bigarella@gmail.com

Namastê,

Marcela






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Mãe

Bom dia! Acabo de receber um beijo de minha filha mais nova. Com as letrinhas tortas, sem muito sentido, ela traduz o seu texto pra mim..."mamãe você é mais linda do que a China e mais forte do que o bem :D"...um sorrisinho maroto e um abraço tão gostoso, que não da pra resistir. Não são as palavras, mas tudo que elas representam pra ela. Sinto que todo o esforço e todo o carinho dedicado, parecem voltar com uma força exponencial. Que coisa mais gostosa! Compreendo minha filha, quando lembro do tempo em que abraçava minha mãe, o carinho, o amor, a proteção...tantas palavras que descrevem todo o amor que eu sentia, e ainda sinto quando estou perto dela. Por tantas vezes, não conseguia compreender suas palavras. Só passei a entender o seu amor e tudo que ela me ensinava, quando minhas filhas nasceram.  Quanto amor pode existir dentro de nós? por nossas mães, por nossos filhos? Não consigo definir e não consigo encontrar uma medida. A única coisa que sei, e que aprendi ...