Pular para o conteúdo principal

Crianças! :D



Para todas as crianças...em nossos corações e em nossas vidas!

Parabéns a todas as crianças, que tenham um dia verdadeiro, junto as pessoas que amam. Compartilhem e aproveitem a vida, encarando tudo com seus olhos pequeninos, vivos e brilhantes!

Desejo a todas as crianças, que tenham um dia, não com brinquedos, mas cheio de alegria e brincadeiras. Um colinho generoso e acolhedor ao final do dia, terminando o dia 12 de outubro felizes e inteiros, simplesmente por serem crianças!

Espero que gostem da matéria da Prana Yoga Journal, é um pequeno presente para pais e filhos, para que usem o Yoga como uma grande brincadeira!

Namastê

Vale a pena a leitura, uma matéira incrível na semana da criança!
Yoga Journal Brasil Coluna Ganesha e as crianças

Ganesha e as crianças

Por: João Soares e Rosa Muniz

Atualizado em: 10/02/2011

Ilustrações: Thaís Uzan

Nosso elefantinho Ganesha é muito querido pelos praticantes de yoga! Considerado o removedor de obstáculos e o mestre da arte e da sabedoria, a ele oferecemos muitos mantras e reverências.
Seu corpo de gente e cabeça de elefantinho chamam atenção também das crianças, despertando um mágico interesse para suas histórias e aventuras!
Existem muitas histórias sobre ele e uma delas - muito interessante – é contada pelo professor Pedro Kupfer em seu artigo “Por que Ganesha cavalga um rato”:
“Certa vez, existiu um demônio chamado Gajamukha. Gajamukha era um yogi que, devido à austeridade de suas práticas espirituais, tinha se tornado tão poderoso que era considerado invencível. Infelizmente, como acontece com alguns yogis, perdeu-se no caminho e acabou utilizando sua energia espiritual para fazer o mal. As coisas ficaram críticas para a estabilidade do mundo quando ele expulsou os deuses do céu. Estes, aterrados e, sem poder fazer nada para deter o demônio, chamaram Ganesha para que os ajudasse.                .

No início do confronto, o deus-elefante não pôde fazer muita coisa, pois Gajamukha era realmente poderoso e nenhuma arma utilizada contra ele conseguia atingi-lo. Eles se digladiaram nos céus por milênios, esgotando suas energias, sem que nenhum dos dois lutadores conseguisse sobrepujar o outro. No fim, Ganesha fez um grande sacrifício e arrancou sua própria presa direita, arremessando-a ao demônio com tanta força concentrada que este ficou seriamente ferido. Ao mesmo tempo, Ganesha lançou-lhe uma maldição, condenando-o a transformar-se num rato. O sortilégio funcionou e Gajamukha virou um roedor. Imediatamente, Ganesha saltou sobre ele e começou a cavalgá-lo.” (...)

Outra história sobre nosso amigo, diz que, quando criança, Ganesha saiu para brincar com seu arco e flecha e encontrou um gatinho.
Ganesha começou atirar flechas em sua direção e como o gatinho saiu correndo assustado, Ganesha, em sua ingenuidade, achou que o bichinho estivesse brincando.
Então continuou a atirar-lhe flechas enquanto o bichinho, desesperado, subia em árvores, rolava na lama e fazia de tudo para escapar. Durante um bom tempo, se divertiu bastante, mas depois se cansou da brincadeira e voltou para casa. Ao chegar, viu sua mãe toda arranhada, cansada e suja de lama. Ele logo perguntou o que havia acontecido. Parvati lhe respondeu que ele havia feito aquilo. Ganesha não entendeu e sua mãe lhe fez um carinho e explicou: Eu sou o mundo e tudo que nele existe. Cada vez que alguém faz mal ao mundo está fazendo mal a mim. Eu também sou esse gatinho, e se alguém faz mal a ele, eu também sofro.
Então, Ganesha, que era muito sabido, entendeu a lição que sua mãe queria lhe ensinar! Entendeu que até mesmo suas brincadeiras e ações com os pequenos seres afetam a sua grande mãe, que é o mundo.
Outra história, provavelmente a mais conhecida sobre Ganesha, é porque ele tem a cabeça de elefante. Geralmente ouvimos que ele foi decapitado por seu próprio pai, Shiva. Existe outra versão, pouco conhecida, narrada por Ada Albrechet no seu livro Satsang, contos da Índia, e que nós utilizamos em nosso CD Relaxamentos para crianças com historias da Índia.
Essa versão nos diz que quando Ganesha nasceu ele era um menino muito lindo! Seus olhos brilhavam como duas enormes estrelas e seu sorriso e simpatia atraíam multidões. Ganesha era tão especial que bastava alguém chegar perto dele para se encher de sabedoria e de riqueza.
Sua mãe, Parvati, ficou muito assustada, pois muitas pessoas – algumas muito ruins – tentavam se aproximar do seu querido filho. Então resolveu procurar o deus Brahma para se aconselhar.
Brahma sugeriu que ela colocasse sobre a cabeça do menino a máscara de um animal, pois assim muitas pessoas não iriam reconhecê-lo.
Parvati perguntou a Brahma qual era o animal mais sábio que existia. Ele respondeu que era o elefante. Então, ela lhe perguntou qual era o mais generoso?  Mais uma vez Brahma respondeu que era o elefante.
Convencida, Parvati colocou sobre a cabeça do seu filho uma enorme máscara de elefante.
É por isso que até hoje só as pessoas de coração puro conseguem perceber que, atrás daquela máscara, existe um menino muito especial, que pode ofertar muita sabedoria e prosperidade a quem conseguir enxergá-lo!
Com tantas histórias encantadoras ao seu respeito, Ganesha é uma figura especial e mágica que pode aproximar as crianças do yoga e de seus ensinamentos!
Que tal agora fazer uma prática com esse querido amiguinho?



Ganesha: uma aula cheia de magia



          
Ganesha, o menino-elefante, tem um convite para te fazer:
Viaje com ele nesta aventura, e muitas coisas, você pode aprender!






 

 No alto da montanha ele busca equilíbrio, para viver a magia do ar!
Cruza suas pernas e cruza seus braços.
Como o pássaro Garuda ele pode voar!







 
Flutua no céu, e sente-se leve! Com os braços abertos, tira um pé do chão. Olha lá embaixo e avista o mundo. Faz de conta que é um avião!







 
Voar é muito divertido!  Mas também é importante saber pousar. Ele senta-se no chão e levanta os dois pés: Agora é hora de aterrissar.







 
Ganesha vive agora a magia da terra! Tenta perto do chão, o seu coração levar. Deixa os braços pra trás e fecha seus olhos. A grande tartaruga quer reverenciar.







 
Ainda como a tartaruga, olha pra dentro a se observar.
Respeitando seu corpo, avança um pouco mais.
A voz da terra, ele quer escutar.







 
Com um mergulho, vive a magia da água! E como um peixe, se afunda no mar.
Estica seus braços e levanta uma perna. Flutua no oceano e se põe a nadar.






 
E, deitado de lado, imita a grande Serpente.
Quer dentro dele toda magia manter.
Estica uma perna e se equilibra contente, pois tudo no mundo ele pode conhecer.







 
Pratica a postura do corvo para remover qualquer obstáculo que apareça na terra, na água e no ar. Com esta postura cria resistência, pra nunca na vida desistir de tentar.








 
Quando termina sua grande jornada, deita-se aconchegado, abraçado pelo chão. Pede paz pra ele e pra todo o mundo: planta este desejo dentro do coração.







 
E cheio de paz percebe-se perfeito, com todos os seres quer se conectar!
Este menino nunca se cansa! Novas aventuras ele vai procurar!

Namastê: Tudo de bom pra você, tudo de bom para mim, tudo de bom para todos nós.



Texto Ganesha e as Crianças: João Soares
Aula Ganesha: uma aula cheia de magia: Rosa Muniz
Visite: www.yogacomhistorias.com.br
Ilustrações: Thaís Uzan *
 * Thaís é uma talentosa jovem de 20 anos que, quando criança, praticou yoga conosco! Atualmente faz Artes Visuais na Unicamp e assina as ilustrações do próximo livro do Yoga com Histórias:  O Pequeno Yogue que encarou o monstro.
Visite: www. thaisuz.deviantart.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.