Pular para o conteúdo principal

Yoga Restaurativa

Este artigo foi retirado do blog: http://yogarestaurativa.blogspot.com/, é sobre o trabalho de Miila Derzett. Acho super interessante o trabalho da Yoga restaurativa, espero que você também goste!

 Namastê

 Marcela

 

Relaxamento e Saúde

PUBLICADO EM


Por Miila Derzett (entrevista e edicão de Madu Cabral / ilustrações de Huan Gomez)
Iludidos com a promessa de que a felicidade se compra ou se adquire em forma de bens materiais, segurança, diplomas ou medalhas, estamos sempre desafiando a nós mesmos. Seja pelo uso desenfreado de nosso corpo mental ou de nosso físico. O resultado é a doença do milênio: o estresse.
Herbert Benson MD, em 1975, escreveu um livro que hoje é referência na literatura sobre estresse The Relaxation Response que traz um conteúdo riquíssimo sobre o relaxamento e suas consequências. O americano já apontava, há quase quatro décadas, que sem um sono reparador e momentos de busca espiritual e autoconhecimento estaríamos fadados a diversas doenças derivadas da fadiga, cansaço e agitação, como a depressão, pânico, pressão alta. O problema não é ter objetivos, metas e sonhar, mas fazer muitas coisas ao mesmo tempo como se o corpo e a mente nunca necessitassem de um alimento sadio, de momentos de meditação e reflexão, ou seja, de purgação e limpeza. Se não temos tempo para sequer respirar com atenção plena, porque estamos sempre atrasados e nunca há tempo suficiente, imagine o restante. Teremos tempo para brincar com nossos filhos? Para almoçar e sentir o sabor dos alimentos? Tempo para escutar com atenção aquele que amamos?
Esta é a era da corrida atrás do que está fora. Mas mesmo assim, ao mesmo tempo, percebemos um grande movimento ao retorno para dentro de casa: o coração de sua alma e o que realmente mantém acesa a chama da busca, seja por uma resposta, seja por Deus ou pela felicidade. Judith Lasater, mestre em Yoga Restaurativo, sempre alerta em seus cursos: “dizer que não há tempo é simplesmente tentar justificar uma não realidade. Se estamos sempre reclamando do tempo, talvez tenhamos sim muitos compromissos na agenda. Eu acredito que o chamado pelas doenças, perdas, desastres naturais acaba por criar um sofrimento onde o homem é obrigado a ausentar-se da busca pelo material e mergulhar dentro de si”.
Na vida real
Foi assim comigo: há sete anos, fui diagnosticada com linfoma não-Hodgkin nos ossos e foi somente assim que parei e criei, forçadamente, mas com entrega, um momento sabático para entender o que eu queria ser e sentir nesta vida. Foi quando descobri que a palavra chave era o amor, ensinada com muito carinho pelo Professor Hermógenes. Aliás, é o guru que, em recente entrevista à Revista Prana Journal, afirmava que “dormir” é uma das coisas que ele mais gosta de fazer. Ou seja, entregar-se na postura do cadáver para amaciar o ego, diminuir cada vez mais o personagem e dar espaço para a luz entrar.
Prática para começar a criar tempo e espaço para entrega
Supta Badha Konasana – No início pode causar um desconforto, porque você irá abrir o peito, entregar-se literalmente, abrir o coração no meio do peito (anahata chakra). Para alguns pode ser um grande desafio ficar, de certa forma, exposto e desprotegido. Mas você não estará, pois estará aberto ao céu, confiando na proteção divina.
Sente-se na ponta do bolster que estará paralelo ao mat. Coloque um bloquinho abaixo do bolster para dar altura para a cabeça, deixar o coração mais alto que a pélvis. Pés tocando-se, planta com planta, joelho para os lados. Coloque almofadas (idênticas) debaixo dos joelhos. Lembre-se: nada de alongar virilhas, você deve relaxar. Braços soltos aos lados, cubra-se no frio (deixe os pés quentinhos!) e almofadinha nos olhos. Tempo: 25 minutos. Cuidado com a lombar, caso sinta desconforto, diminua a altura entre seu quadril e o bolster com uma mantinha.
Side Savasana – Agora de lado, você digere os sentimentos da postura anterior. Deite-se de lado, na postura fetal. Qualquer lado. Use uma almofada como travesseiro, o bolster vai tocar suas costas provendo sensação de proteção, uma manta ficará entre seus joelhos e tornozelos e um rolinho no seu peito para que você possa abraçá-lo. Tempo: 25 minutos. Suspire e se entregue.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta...

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...