Pular para o conteúdo principal

Ioga ou Yoga? Com ou sem acento?

Este artigo foi postado no blog da Ciencia Meditativa, gostei muito da abordagem do Irmão Vítor. Neste caso compartilho com vocês, se quiser pode ler o artigo no site: http://www.cienciameditativa.com/

Namastê!

 

O Que é Yoga? Pelo menos, Yoga é Sem Acento


Texto de Vitor Caruso Jr. em Novembro de 2008

Você já viu acento circunflexo nas palavras abaixo?
Moça, louça, trouxa, foca, roca, toca.
Não, sabe por quê?
Palavras paroxítonas terminadas em A, não levam acento.
Portanto, ioga, ou yoga, não tem acento.

Mas como a maioria dos brasileiros tem problemas de escolaridade, não devemos ter nenhum comportamento negativo em relação a isto, e sim procurar instruir sobre a correta escrita.

Ioga é com I ou com Y?
Se você for à Índia, aos Estados Unidos ou à Europa, eles vão grafar com Y.
No português, criou-se a nacionalização da palavra com I, que está no dicionário, sinal de como esta prática parece rapidamente associar-se à nossa cultura. Porém também temos no dicionário a palavra skate, show, mouse e outras que não sofreram a mesma alteração.
Assim sendo, I ou Y fica a seu critério.

Devido à aparente falta de leitura e aprofundamento de muitos professores, também o entendimento e compreensão do significado da palavra yoga é completamente distorcido.
Segundo o Yoga Sutra, texto principal da tradição, escrito por Patanjali, que faz uma apresentação profunda do que envolve esta palavra, temos que (de forma geral): yoga citta vritti nirodha.

Não quero me delongar sobre esta explicação, pois este não é o objetivo deste artigo. Mas vale uma rápida apresentação. Nirodha tem uma idéia de contenção, detenção, apaziguamento e cessação.
Vritti tem uma idéia de agitação, movimento, perturbação. Citta é um complexo emocional, psíquico, mental, subdivido nos funcionamentos de outros três processos que recebem o nome de ahamkara, manas e buddhi. Mas para simplificar, a idéia de processos mentais-emocionais é uma redução simplista, mas aceitável.
Assim, a definição de yoga seria qualquer coisa similar à “redução das agitações dos processos mentais e emocionais”.
Portanto, se você conhece alguém que entende yoga como ginástica, alinhamento, saltos, alongamento, exercícios de força, ele tem uma compreensão no mínimo distorcida do significado.
Portanto, fique atento. Pergunte.

Alguns traduzem yoga como união. O que realmente está próximo ao seu significado semântico (com acento, pois é proparoxítona). Porém a união é o fenômeno conseqüente ao cessar das agitações mentais, e não a necessidade de abraçar, e concordar com todos.
Já vi professores de yoga se sentirem obrigados a abraçar outros que tem sérios problemas com a justiça, ou de conduta sexual. Ou ainda não poder desaconselhar o trabalho de um outro colega que machucou os pulsos de um aluno, ou dá aulas aos berros para mais de 20 alunos. Isto não é yoga. Ao contrário, a conduta não ética aumenta as agitações dos processos mentais e emocionais, o que afasta a pessoa do yoga.

Podemos preferir um tipo de prática, ou outro, mas não devemos perder o foco do que significa o que estamos fazendo, pois desta forma, estaremos menos sujeitos a lesões e enganações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.