Pular para o conteúdo principal

Sinais


Adorei essa matéria, postada no blog do professor Sandro Bosco. É muito interessante, pois hoje comentei com meus alunos a respeito da dor, ela realmente é um sinal. Precisamos aguçar nossos sentidos e prestar mais atenção aos sinais que o corpo, tão inteligentemente, nos manda. 
Namastê,

 Retirado de: http://blogdoyogue.blog.uol.com.br/arch2009-03-29_2009-04-04.html
Observar os sinais da mente e do corpo.
Um motorista teve que parar o carro pois a luz do óleo acendeu. Parou foi até o porta mala pegou um martelo e espatifou a luz do óleo até ela apagar. Resolvido o problema continuou sua viagem. Mais tarde o carro começou a pifar, muita fumaça, pois o óleo do motor tinha acabado. Novamente estacionou, abriu o capô e meteu o martelo com força no tanque do óleo e conseguiu trafegar alguns metros mais até fundir totalmente o motor.


Sintomas são os emails do corpo

A cura
Cura vem da palavra sagrado. Sintomas são mensagens como emails do corpo. Hipócrates, o pai da medicina tal qual os ocidentais afirmam, disse, dizem que disse, que “Os sintomas não são a doença são a cura”. Óbvio não?
Nem tanto talvez. Quando praticamos yogasanas o corpo muitas vezes reclama.
Como?
Com a dor ruim. É preciso como digo e repito sempre: discernir entre a dor boa e aquela que não é boa, ou que é perigosa. Mas a dor que ‘não é boa” ela é um sinal para a cura. Esta dor é que mostra que se a reduzirmos ou com o tempo eliminarmos ela pode ser um caminho para a cura. Pois é, para os praticantes de yogasanas acho que o sábio grego tinha razão. Quantos já morreram pois não tiveram sintomas? Dá para contar? Não!
Ou será que estes não reconheceram os sintomas e assim viveram até a última (breve) expiração.


SARVANGASANA - feito com a cadeira e o almofadão facilita o alinhamento do corpo e a permanência.
é tido como a mãe das posturas tal é o seu poder de nutrir o metabolismo. Também conhecido como o asana das doenças incuráveis.
significado - sarva - tudo ou toda, anga -  partes, asana  - postura

Você anda surdo às mensagens do corpo?
Quando você está distante do seu corpo você fica meio surdo as mensagens que ele manda, ou meio cego e não lê os emails que ele envia, que são os sintomas. Praticar yogasana compreendendo a técnica nos abre para sentir, ouvir ou escutar os sintomas. A compreensão é mais importante do que a técnica dizem os sábios yogues. Se praticamos yogasana, ou mesmo dhyana – meditação – e pranayama – respiração, atentamente ouviremos certamente os sinais, os sintomas e aí sem dúvida eles não serão as doenças mas a cura, ou o começo e o caminho da cura.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta...