Pular para o conteúdo principal

Esclarecimentos sobre Yoga

Frequentemente as pessoas questionam o tipo de yoga que eu ensino, ou quais tipos de yoga existem por aí. Já escutei afirmações do tipo: "nossa eu nunca poderia fazer yoga, sou uma pessoa muito agitada, aquela história de ficar respirando não é pra mim!".
Acho que existe um esteriótipo muito grande a respeito da prática, e posso até me arriscar a dizer, um preconceito.
Primero gostaria de esclarecer que o objetivo do yoga, é único, trazer a integração do corpo, mente e espírito. Não é só a prática física, e muito menos uma religião, como alguns acreditam e sim, uma filosofia de vida.
Quanto falamos das posturas, da prática sobre o tapetinhos, estamos nos referindo a um tipo de yoga, chamado hatha-yoga ou yoga do "sol" e da "lua" (aprofundo mais este tema em outro post!), também conhecido como yoga da saúde.
Existem muitas modalidades do hatha, desde as mais tradicionais, que alguns acreditam ser muito parado até as mais dinâmicas como a power yoga. Mesmo as mais tradicionais, irão trabalhar muito o corpo. Trazendo mais equilibrio e estabilidade. Outras, apesar de parecerem muito paradas, trabalham muito a resistência física - pra entender melhor o que estou dizendo, tente o seguinte: fique em pé e eleve uma perna, flexionando o joelho até a altura da cintura (ou no seu limite!), não segure com a mão, os braços ficam apontando para o chão, com energia...tente fazer isso por 2 ou 5 min se você se considera em bom condicionamento......agora, associe isso a sua respiração. Traga a atenção para respiração, mantendo ela calma e profunda, e fique aí, imóvel, apenas respirando, relaxe seus ombros e mantenha a perna alta, não deixe abaixar....terminou?...agora me diga, se vc ficar aí, parado, gera toda essa energia e trabalho muscular, além da atenção a você quando respira com consciência, gostaria de entender como isso pode não ser um desafio?! A cada aula, por mais tranquila, você se conhece mais, entende melhor o seu corpo, aprende seus limites, aprende a respirar, essa integração com o corpo físico, lentamente te ajuda a ter um controle melhor sobre si mesmo. Prepara você para a próxima fase, e acredito eu a mais desafiadora, que é a meditação...aquele silêncio interno, e um estado de profunda paz. O estado que todos procuramos do lado de fora, através de nossas mentes barulhentas, e que na verdade está dentro de cada um. O estado de silêncio, onde não existe pensamento e portanto, sofrimento ou ansiedade, tensões, agitações, é só silêncio e paz - o estado que deveria ser natural pra você, pra mim e pra todos nós!
Todos podemos praticar yoga, talvez o seu primeiro objetivo seja o físico, por que o corpo realmente fica mais bonito. Mesmo que seja esse o seu objetivo, acredito seriamente, que o simples fato de começar a praticar gera mudanças! Essas  mudanças, são extremamente positivas, e a única pessoa no mundo que pode saboreá-las é você mesmo. Você só precisa quebrar suas barreiras e dar uma chance! Vamos lá?

Namastê!








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta...

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...