Esta semana retomaremos a Saudação ao Sol. Particularmente, gosto muito de fazer esta prática, pela consciência de corpo que ela nos proporciona, por despertar cada articulação e músculo do corpo. Sinto que ela aquece e permite que todo seu corpo se energize, em especial nestes dias frios que estão por vir. O mais importante, que como ela trabalha cada movimento com a respiração, permitindo que você tenha uma pratica mais meditativa e focada, acalmando profundamente seus pensamentos e aumentando sua atenção.
Os efeitos da Saudação ao sol, segundo o site: http://www.personare.com.br/pratique-a-saudacao-ao-sol-m2277
OS EFEITOS DO SURYA NAMASKAR
SAUDANDO O SOL
Podemos praticar a Saudação como uma forma de agradecer pelo dia, purificando o corpo, acalmando a mente e iluminando o espírito. O Surya Namaskarse torna uma dança quando os movimentos corporais são feitos de forma fluida e harmônica. Além de aquecer o corpo, também ajuda a preparar a pessoa para permanecer nas posturas que o exercício exige, atuando nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.
Fisicamente, o Surya Namaskar desenvolve a musculatura do corpo e promove o alongamento dos músculos, desintoxica os órgãos internos e as articulações, aquece a musculatura e trabalha todo o corpo proporcionando energia. Permite manter a coluna vertebral saudável e estimula o sistema respiratório e circulatório. Nos níveis mental e emocional, trabalha no reequilíbrio dos centros de energia (chakras), ou seja, equilibra e atua nos hormônios das glândulas do corpo, acalmando assim os pensamentos. No nível espiritual, o despertar da energia interna ativa a intuição e expande a percepção de si mesmo e do mundo.
O Surya Namaskar pode ser praticado de forma lenta e pausada, assim como fluida ou mais rápida, sempre respeitando a respiração que, de preferência, deve ser feita pelo nariz. A sincronicidade no exercício flui naturalmente, assim que o praticante começa assimilar as posturas e os movimentos.
A saudação ao sol clássica compõe-se de doze posturas que se conectam com as quatro fases da respiração: inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões. Como já foi dito anteriormente, dependendo da capacidade de cada pessoa (biótipo) e do momento do praticante, poderá fazer de forma fluida ou procurar permanecer por um determinado período (3, 6 ou 12 respirações) em cada postura, mantendo sempre a concentração na respiração e a atenção no momento presente.
Abaixo deixo algumas opções de prática:
Pessoas com algum tipo de limitação ou dificuldade de amplitude de movimentos:
Espero que você aprecie, e pratique muita saudação ao sol para aquecer o corpo neste inverno!
Namastê
Comentários
Postar um comentário