Pular para o conteúdo principal

Saudação ao Sol







Esta semana retomaremos a Saudação ao Sol. Particularmente, gosto muito de fazer esta prática, pela consciência de corpo que ela nos proporciona, por despertar cada articulação e músculo do corpo. Sinto que ela aquece e permite que todo seu corpo se energize, em especial nestes dias frios que estão por vir. O mais importante, que como ela trabalha cada movimento com a respiração, permitindo que você tenha uma pratica mais meditativa e focada, acalmando profundamente seus pensamentos e aumentando sua atenção.


Os efeitos da Saudação ao sol, segundo o site: http://www.personare.com.br/pratique-a-saudacao-ao-sol-m2277

OS EFEITOS DO SURYA NAMASKAR
SAUDANDO O SOL

Podemos praticar a Saudação como uma forma de agradecer pelo dia, purificando o corpo, acalmando a mente e iluminando o espírito. O Surya Namaskarse torna uma dança quando os movimentos corporais são feitos de forma fluida e harmônica. Além de aquecer o corpo, também ajuda a preparar a pessoa para permanecer nas posturas que o exercício exige, atuando nos níveis físico, mental, emocional e espiritual.

Fisicamente, o Surya Namaskar desenvolve a musculatura do corpo e promove o alongamento dos músculos, desintoxica os órgãos internos e as articulações, aquece a musculatura e trabalha todo o corpo proporcionando energia. Permite manter a coluna vertebral saudável e estimula o sistema respiratório e circulatório. Nos níveis mental e emocional, trabalha no reequilíbrio dos centros de energia (chakras), ou seja, equilibra e atua nos hormônios das glândulas do corpo, acalmando assim os pensamentos. No nível espiritual, o despertar da energia interna ativa a intuição e expande a percepção de si mesmo e do mundo.

O Surya Namaskar pode ser praticado de forma lenta e pausada, assim como fluida ou mais rápida, sempre respeitando a respiração que, de preferência, deve ser feita pelo nariz. A sincronicidade no exercício flui naturalmente, assim que o praticante começa assimilar as posturas e os movimentos.

A saudação ao sol clássica compõe-se de doze posturas que se conectam com as quatro fases da respiração: inspirar, reter ou suspender, expirar e manter vazios os pulmões. Como já foi dito anteriormente, dependendo da capacidade de cada pessoa (biótipo) e do momento do praticante, poderá fazer de forma fluida ou procurar permanecer por um determinado período (3, 6 ou 12 respirações) em cada postura, mantendo sempre a concentração na respiração e a atenção no momento presente.

Abaixo deixo algumas opções de prática:



Pessoas com algum tipo de limitação ou dificuldade de amplitude de movimentos:



Espero que você aprecie, e pratique muita saudação ao sol para aquecer o corpo neste inverno!

Namastê

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.