Pular para o conteúdo principal

O que é o método Restaurativo? Venha conhecer!

Boa noite, 

Recentemente finalizei minha formação em Yoga Restaurativo, se você nunca ouviu falar, é uma técnica que gosto muito, pois sinto que os alunos depois de terem contato, entram num estado de paz, relaxamento e tranquilidade. Hoje nas aulas regulares, meus alunos tem contato com esta prática em nossos relaxamentos e também, quando estão se sentindo muito cansados.


O Yoga Restaurativa é uma técnica que irá trabalhar um relaxamento profundo, devido aos muitos apoios que usamos em cada postura, associado aos benefícios que cada asana (postura) possui. Não exige nenhum esforço, você tem a chance de desfrutar do ser cuidado e respirar tranquilamente.

Quando em sessões individuais, primeiro realizamos uma entrevista para conhecer um pouco de sua história, dores, problemas físicos e assim pensar em posturas que irão atender as suas necessidades. A fim de que você chegue a este estado mais relaxado e pacífico.

Espero que este texto ajude a entender um pouco mais o que é Restaurativa, e quem sabe você possa desfrutá-lo em uma de nossas aulas. 

Seja bem vindo, 

Namastê

Marcela 

Método Restaurativo – O que é e os efeitos I

Extraído do livro: Relax and Renew – Judith Lasater, PHD, PT. 
Tradução – Miila Derzett, RYT.
Publicado originalmente no blog: True LoveYoga
Para ver a segunda parte deste texto clique AQUI

 
A palavra YOGA vem do sânscrito e significa ‘to Yoke’ em inglês e Reunir, em português. Nos tempos primórdios, na civilização do Vale Indu (entre 2000 e 4000 anos A.c.) a prática de Yoga era usada para que o indivíduo encontrasse seu Todo, sua essência. Os textos antigos de Yoga nos mostram lições que auxiliariam os praticantes a alcançar maiores dimensões físicas, mentais e espirituais.
 Os aspectos físicos do yoga, como os Ásanas (posturas) e os Pranayamas (as técnicas respiratórias ) são os dois dos oito passos dentro do estudo do Darshanam Yoga, os que temos de mais conhecido do acidente. Tradicionalmente, uma aula de yoga ou uma prática pessoal começa com posturas mais ativas seguidas de outras mais passivas ou restaurativas.
O objetivo da Yoga do Método Relax and Renew, que ensino e pratico, é o de focar nas posturas restaurativas que requer do aluno o mínimo de esforço e o máximo de conforto. O desenvolvimento dessas posturas ganha crédito do mestre Iyengar, de Pune, India. Iyengar utilizava acessórios de yoga como blocos e cintas, o que chamamos de “props”, para modificar ou adaptar uma postura de forma que o aluno, independente de sua condição física, pudesse praticá-la e ainda se recuperar de alguma lesão ou doença. Por esse motivo que, levando em consideração a experiência do mestre Iyengar, todas as posturas do método são ferramentas que auxiliam na redução do stress e recuperação da saúde.
Dando o apoio ao corpo com devidos acessórios, o corpo ao mesmo tempo que é estimulado ao movimento é também estimulado a relaxar, estabelecendo um equilíbrio. Algumas posturas são possuidoras de um benefício bem amplo enquanto que outras tem como o alvo um órgão como pulmão. Porém todas criam repostas fisiológicas específicas que são benéficas para a saúde e podem reduzir os efeitos das doenças psicossomáticas e relacionadas ao stress.
Geralmente, as posturas restaurativas são indicadas para aqueles dias que você se sente cansado, sem ânimo ou estressado com sua rotina. Elas são consideradas específicas para serem praticadas antes, durante e depois de momentos difíceis como luto, mudança de emprego ou moradia, casamento, divórcio, feriados e férias. A prática aina é muito indicada quando você está doente, resfriado ou se recuperando de uma cirurgia.

Extraído do livro: Relax and Renew – Judith Lasater, PHD, PT.
 Tradução – Miila Derzett, RYT.
 Publicado originalmente no blog: True LoveYoga
Para ver a segunda parte deste texto clique AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Mãe

Bom dia! Acabo de receber um beijo de minha filha mais nova. Com as letrinhas tortas, sem muito sentido, ela traduz o seu texto pra mim..."mamãe você é mais linda do que a China e mais forte do que o bem :D"...um sorrisinho maroto e um abraço tão gostoso, que não da pra resistir. Não são as palavras, mas tudo que elas representam pra ela. Sinto que todo o esforço e todo o carinho dedicado, parecem voltar com uma força exponencial. Que coisa mais gostosa! Compreendo minha filha, quando lembro do tempo em que abraçava minha mãe, o carinho, o amor, a proteção...tantas palavras que descrevem todo o amor que eu sentia, e ainda sinto quando estou perto dela. Por tantas vezes, não conseguia compreender suas palavras. Só passei a entender o seu amor e tudo que ela me ensinava, quando minhas filhas nasceram.  Quanto amor pode existir dentro de nós? por nossas mães, por nossos filhos? Não consigo definir e não consigo encontrar uma medida. A única coisa que sei, e que aprendi ...