Pular para o conteúdo principal

O que é o método Restaurativo? Venha conhecer!

Boa noite, 

Recentemente finalizei minha formação em Yoga Restaurativo, se você nunca ouviu falar, é uma técnica que gosto muito, pois sinto que os alunos depois de terem contato, entram num estado de paz, relaxamento e tranquilidade. Hoje nas aulas regulares, meus alunos tem contato com esta prática em nossos relaxamentos e também, quando estão se sentindo muito cansados.


O Yoga Restaurativa é uma técnica que irá trabalhar um relaxamento profundo, devido aos muitos apoios que usamos em cada postura, associado aos benefícios que cada asana (postura) possui. Não exige nenhum esforço, você tem a chance de desfrutar do ser cuidado e respirar tranquilamente.

Quando em sessões individuais, primeiro realizamos uma entrevista para conhecer um pouco de sua história, dores, problemas físicos e assim pensar em posturas que irão atender as suas necessidades. A fim de que você chegue a este estado mais relaxado e pacífico.

Espero que este texto ajude a entender um pouco mais o que é Restaurativa, e quem sabe você possa desfrutá-lo em uma de nossas aulas. 

Seja bem vindo, 

Namastê

Marcela 

Método Restaurativo – O que é e os efeitos I

Extraído do livro: Relax and Renew – Judith Lasater, PHD, PT. 
Tradução – Miila Derzett, RYT.
Publicado originalmente no blog: True LoveYoga
Para ver a segunda parte deste texto clique AQUI

 
A palavra YOGA vem do sânscrito e significa ‘to Yoke’ em inglês e Reunir, em português. Nos tempos primórdios, na civilização do Vale Indu (entre 2000 e 4000 anos A.c.) a prática de Yoga era usada para que o indivíduo encontrasse seu Todo, sua essência. Os textos antigos de Yoga nos mostram lições que auxiliariam os praticantes a alcançar maiores dimensões físicas, mentais e espirituais.
 Os aspectos físicos do yoga, como os Ásanas (posturas) e os Pranayamas (as técnicas respiratórias ) são os dois dos oito passos dentro do estudo do Darshanam Yoga, os que temos de mais conhecido do acidente. Tradicionalmente, uma aula de yoga ou uma prática pessoal começa com posturas mais ativas seguidas de outras mais passivas ou restaurativas.
O objetivo da Yoga do Método Relax and Renew, que ensino e pratico, é o de focar nas posturas restaurativas que requer do aluno o mínimo de esforço e o máximo de conforto. O desenvolvimento dessas posturas ganha crédito do mestre Iyengar, de Pune, India. Iyengar utilizava acessórios de yoga como blocos e cintas, o que chamamos de “props”, para modificar ou adaptar uma postura de forma que o aluno, independente de sua condição física, pudesse praticá-la e ainda se recuperar de alguma lesão ou doença. Por esse motivo que, levando em consideração a experiência do mestre Iyengar, todas as posturas do método são ferramentas que auxiliam na redução do stress e recuperação da saúde.
Dando o apoio ao corpo com devidos acessórios, o corpo ao mesmo tempo que é estimulado ao movimento é também estimulado a relaxar, estabelecendo um equilíbrio. Algumas posturas são possuidoras de um benefício bem amplo enquanto que outras tem como o alvo um órgão como pulmão. Porém todas criam repostas fisiológicas específicas que são benéficas para a saúde e podem reduzir os efeitos das doenças psicossomáticas e relacionadas ao stress.
Geralmente, as posturas restaurativas são indicadas para aqueles dias que você se sente cansado, sem ânimo ou estressado com sua rotina. Elas são consideradas específicas para serem praticadas antes, durante e depois de momentos difíceis como luto, mudança de emprego ou moradia, casamento, divórcio, feriados e férias. A prática aina é muito indicada quando você está doente, resfriado ou se recuperando de uma cirurgia.

Extraído do livro: Relax and Renew – Judith Lasater, PHD, PT.
 Tradução – Miila Derzett, RYT.
 Publicado originalmente no blog: True LoveYoga
Para ver a segunda parte deste texto clique AQUI

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.