Pular para o conteúdo principal

Dores de cabeça!

Adorei o artigo, tomei liberdade de colocar as figuras para facilitar a prática dos asanas. Se você tiver dúvida de como montar qualquer um deles, por favor, procure um professor para evitar acidentes.
Espero que ajude, 

Namastê

Marcela

Este artigo foi retirado do site:
http://www.plenamulher.com.br/colunas.asp?ID_COLUNA=104&ID_COLUNISTA=38

Posturas de Yoga que ajudam a aliviar dores de cabeça

As dores de cabeça e enxaquecas nas mulheres são ocasionadas por diversos fatores. A predisposição genética é um deles. Quando os pais têm dores constantes, as chances de se ter o mesmo problema é de 75%. Mas não desanime: você pode preveni-las!


Outros vilões que agravam esse mal são o estresse e a correria do dia-a-dia. E quando aliadas à má alimentação, álcool, o aspartame, a cafeína e o chocolate, as dores de cabeça podem ainda piorar...

Então, o primeiro passo pra minimizar esse problema é observar seus hábitos. Como você tem se alimentado? Qual a qualidade do seu sono? Você mantém uma postura correta quando dirige, ou fica em frente ao computador ou assistindo TV? E sua respiração? É longa e profunda? Ou curta e alta?

De acordo com a Dra H. R. Nagendra, do Vivekananda Yoga Therapy (Índia), as dores de cabeça por tensão são causadas quando há o excesso de contrações dos músculos do pescoço e da cabeça. A má postura em frente aos computadores (ou ao volante) é outra grande causa da contração dos músculos da região do pescoço e nuca, chamada “semi-espinhas capitis” e “temporalis”. O que acontece é que o fluxo sanguíneo na cabeça diminui. Nossos vasos sanguíneos se mantém contraídos para utilizar menos sangue, mas o corpo começa a liberar substâncias para dilatar esses vasos e quando isso acontece, a enxurrada sanguínea é forte, causando as dores!

Dicas de Posturas (ásanas) e Respiração (pranayama)

Alguns exercícios psicofísicos do Yoga (os ásanas) e respirações (pranayamas) nos ajudam a reequilibrar esse fluxo.

Comece com a respiração, sem fazer a retenção do ar. Apenas inspirando e exalando. O ideal é sentar-se numa cadeira com encosto ou no chão, com a coluna ereta. Sinta seus ombros e peito abertos. Nuca e cabeça relaxadas, queixo paralelo ao chão. Agora sim, comece inspirando em 4 tempos e exalando em 6 tempos. Deixe sempre a exalação mais longa do que a inspiração. Vá dando ritmo para sua respiração. O ideal é pelo menos durante 5 minutos.

Posturas (ásanas) = o ideal para se praticar quando já estamos com dor de cabeça são as flexões para frente, pois elas acalmam, resfriam o corpo, e aliviam a região da nuca e do pescoço. Alguns exemplos são:


Postura da criança (balásana) = de joelhos, sente-se nos calcanhares e leve o tronco para frente, levando seus braços para trás, relaxando na lateral do corpo. Apoie a cabeça numa almofada à frente (no chão). _ para grávidas, recomendamos afastar um pouco mais as coxas, para dar espaço para barriga. 

Postura da pinça (pachimottanasana) = sente-se no chão, estenda as pernas unidas para frente e desça o tronco sobre as pernas. Coloque uma almofada para abraçar, relaxar o tronco, cabeça, nuca e braços à frente (se a almofada não der altura, use uma cadeira na frente do corpo para apoiar a cabeça). 



Postura com a cabeça no joelho (janu sirsasana) = ainda sentada no chão, pernas estendidas para frente, flexione um dos joelhos levando seu calcanhar na coxa interna da perna oposta e deixe a outra perna estendida à frente. Agora vá abaixando o tronco em direção à perna estendida e relaxe lá na frente!  Mantenha a postura... Relaxe!

Depois que você mantiver de 2 a 5 minutos em cada postura, o ideal é fazer a postura do meio arado (Ardha Halasana) para ativar as glândulas pituitária e suprarrenais
E então, para soltar ainda mais os ombros e abrir o peito, na sequência faça a postura da Meia-Ponte (Setu Bandha Sarvangasana), elevando bem seu quadril e mantendo lá em cima, por duas a 4 respirações.

Para terminar e relaxar, faça uma das posturas restauradoras como a Viparita Karani, deitando-se com os glúteos bem perto da parede e elevando suas pernas, relaxando toda a coluna no chão. E então, termine com a postura em ponto-morto, chamada Savásana. Corpo em decúbito dorsal, coluna no chão, braços semi-abertos na lateral do corpo, palmas das mãos para cima, relaxe pernas, pés e seu quadril, e então, fique por 10 minutos relaxando!
Não esqueça: respire lenta e profundamente e mantenha a coluna ereta, sem deixar os ombros tensos. É um excelente preventivo para as dores de cabeça!

Respire fundo... e relaxe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.