Pular para o conteúdo principal

Yoga no frio!


Tarde, um friozinho gostoso, a vontade é de ficar quietinho.

Encontrei este artigo apresentando alguns asanas para praticarmos no frio. Gostei da proposta, neste último mês trabalhamos várias destas posturas em aula e realmente fazem efeito. Esquentam o corpo e a alma. Tomei a liberdade de adicionar alguns que ajudam no processo e ainda trazem uma sensação prazerosa para o corpo.


Se você já pratica e conhece algumas delas, tente aquecer o corpo primeiro, fazendo uma caminhada, ou algumas rodadas de Surya Namaskar. Após aquecer as articulações e os músculos. Tente esta série muito legal:

Dhanurasana (postura do arco)

1 – Deite-se de barriga para baixo, mantendo suas mãos ao lado do tronco e as palmas para cima.
2 – Expire e dobre seus joelhos, levando os calcanhares o mais perto possível dos quadris. Agarre e segure seus tornozelos com as mãos.
3 – Inspire e levante os tornozelos, afastando-os dos quadris. Ao mesmo tempo, levante suas coxas, afastando-as do chão.
4 – Pressione os ossos do quadril contra o solo e mantenha seus músculos traseiros relaxados.
5 – À medida que for levantando os tornozelos e as coxas, empurre seus ombros firmemente de encontro ao quadril e puxe-os para longe das orelhas. Sua cabeça aponta para frente.
6 – Permaneça na posição de 20 a 30 segundos.

Descanse algumas respirações em balasana para aliviar a lombar. Volte inspirando e desenrolando, sentando-se sobre os calcanhares. Prepare para a próxima postura:

Ustrasana (postura do camelo)

1 – Ajoelhe-se no chão e mantenha suas coxas perpendiculares ao solo. Incline seus quadris ligeiramente para frente, mantendo-os firmes.
2 – Imagine que você está puxando seus ossos para cima em direção ao tronco. Mantenha o bumbum relaxado e pressione as pernas e o peito dos pés contra o chão.
3 – Acomode suas mãos na parte traseira da bacia com as palmas na altura dos quadris e os dedos para baixo. Use suas mãos como base para longar o quadril para baixo.
4 – Em seguida, incline-o levemente para a frente.
5 – Recline para trás, descendo os ombros em direção ao quadril. Por um tempo, mantenha sua cabeça erguida, queixo perto do tórax e mãos na bacia.
6 – Mantenha-se nessa postura de 30 a 60 segundos.

Volte novamente para a balásana (postura da criança ou folha dobrada), se você preferir pode descansar também em Acho Mukha Svanasana (cachorro olhando para baixo) e faça algumas respirações. 

Quando retornar, descanse novamente em balásana e após algumas respirações, faça uma torção gostosa em Ardha Matsyendrasana:
1. Sente-se com a coluna alinhada;
2. Dobre a perna direita, de forma que o calcanhar direito toque a coxa esquerda.
3. Dobre a perna esquerda e passe-a por cima da coxa direita. 
4. Coloque a sola do pé esquerdo no solo, este fica encostado no joelho direito. 
5. O braço direito enlaça a perna esquerda. 
6. Inspire estique a coluna e ao exalar, torça a coluna para a esquerda, levando a palma ou os dedos da mão direita para tras da coluna, apoiados no solo. 
7. Fique por 4 respirações livres, de 20 a 30 segundos. Repita para o outro lado.

Bakasana (postura do corvo)

1 – Agache-se, na ponta dos pés, e dobre o tronco para frente, de modo a posicionar seus ombros na altura dos joelhos. Pressione seus joelhos nas axilas, se assim preferir.
2 – Com as costas dos braços contra os tornozelos, eleve o peito e a cabeça. Abrace as laterais do tronco com o interior das coxas.
3 – Sem colocar peso nos braços, mantenha o peito elevado, empurrando o abdômen para dentro. Permita aos quadris elevarem-se ao nível dos ombros.
4 – Empurre o corpo para frente e leve os cotovelos acima das mãos. Mantenha o peito elevado. Sinta o peso sendo transferido dos pés para as mãos.
5 – Empurre os cotovelos acima dos dedos das mãos, enquanto eleva o tórax. Use o abdômen e as coxas para manter os quadris sobre os ombros. Empurre para frente, trocando o peso para as mãos, e eleve o peito.
6 – Fique nessa posição entre 20 segundos e um minuto.

Relaxe ao final, se conhecer, adicione a Bhastrika pranayama, conhecida como respiração do fole, após o relaxamento e antes da meditação.

Espero que ajude a aquecer!

Namastê _/\_

Parte do artigo publicado "Yoga no Frio? Com certeza" em http://www.triada.com.br/yoga/pratica/aq175-212-654-1-yoga-no-frio-com-certeza.html e complementado pelo artigo Yoga no Inverno da revista o Atma, edição 132 de julho de 2011.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.