Pular para o conteúdo principal

O que é Yoga?

No livro a Senda do Yoga, de Maria Laura Garcia, em suas primeiras páginas, explica o que é Yoga. Ela usa algumas palavras do Professor Hermógenes e depois passa a explanar sobre o assunto. Achei muito interessante, pois é muito clara em suas colocações. Transcrevi abaixo parte deste texto:

"A palavra Yoga deriva da raiz sânscrita "yuj", que significa "atar, reunir, religar. Significa também união ou comunhão da nossa alma individual (Jivãtman) com o Principio supremo (Paramãtman)".
Se há necessidade de religação é porque nos encontramos separados da Fonte Última, o Absoluto. Encontramo-nos em um estado de dualidade, imersos na identificação com aquilo que aparentamos ser, nossa personalidade, O Yoga nos propõe fazer o caminho de volta, de união de reintegração com o Princípio Criador dentro e fora de nós mesmos.
Este processo de voltar-se para dentro, de sair da dualidade em busca da Unidade, de diminuir o espaço entre o eu inferior e o Eu superior se chama Yoga. Embora Yoga seja união, também significa o caminho que conduz a esta união. Os Santos Mestres nos ensinam que o Yoga não pode ser ensinado, porém realizado internamente. Yoga é um estado interno de consciência ampliada. É pela experiência direta que se atinge este estado e não apenas pela inferência ou testemunho, afirma Patânjali."

Pode ser que você me pergunte, como praticar Yoga no tapetinho? A prática como conhecemos, ou temos contato através da mídia, é uma das oito partes que compõem a filosofia do Yoga e é chamada  de Ásana ou postura. Estas têm um papel muito importante em toda esta história, pois auxiliam o corpo físico a se prepar.
Vou falar um pouco mais detalhado sobre a prática em outros textos. Mas acredito que é possível ter uma noção de que Yoga é muito mais do que a gente imagina.
Namastê

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Mãe

Bom dia! Acabo de receber um beijo de minha filha mais nova. Com as letrinhas tortas, sem muito sentido, ela traduz o seu texto pra mim..."mamãe você é mais linda do que a China e mais forte do que o bem :D"...um sorrisinho maroto e um abraço tão gostoso, que não da pra resistir. Não são as palavras, mas tudo que elas representam pra ela. Sinto que todo o esforço e todo o carinho dedicado, parecem voltar com uma força exponencial. Que coisa mais gostosa! Compreendo minha filha, quando lembro do tempo em que abraçava minha mãe, o carinho, o amor, a proteção...tantas palavras que descrevem todo o amor que eu sentia, e ainda sinto quando estou perto dela. Por tantas vezes, não conseguia compreender suas palavras. Só passei a entender o seu amor e tudo que ela me ensinava, quando minhas filhas nasceram.  Quanto amor pode existir dentro de nós? por nossas mães, por nossos filhos? Não consigo definir e não consigo encontrar uma medida. A única coisa que sei, e que aprendi ...