Pular para o conteúdo principal

Matéria do Círculo Saudável - Yoga Restaurativa e o Sono



Estresse, insônia, fadiga…a correria dos dias de hoje, nos leva a um estado de desgaste

profundo do físico e emocional. As vezes sinto como se as pessoas fossem colapsar, coração

acelerado, gastrite para todo lado, problemas para conseguir dormir, ou simplesmente

acalmar o coração para ter uma boa noite de sono, ou um tempo mais tranquilo para ficar com

a família, sem realmente ter que sair correndo atropelando a vida.

Nosso corpo se ressente todos os dias, nosso sistema nervoso, a “flor da pele”, implorando

todos a todo minuto para que a gente pare e cuide um pouquinho de nós mesmos. Não é

aquele cuidar apenas estético, mas o cuidar do coração e da alma. Ser cuidado, acarinhado,

conseguir relaxar por alguns instantes e se sentir seguro e acalentados sentir que realmente se

entregar a um estado de paz e tranquilidade é possível, e que este estado nutre nosso corpo,

Acho que a Yoga assim, começa a se apresentar, no sentido mais conhecido da palavra: integração corpo, mente e espírito. Uma prática normal de Yoga já tem um poder de nos ajudar a estabelecer uma relação mais profunda com nosso corpo, uma respiração mais consciente além de mais saúde, porém a prática apenas, para um corpo já dominado pelo cansaço e o estresse pode não ser o suficiente para que se alcance um estado mais profundo.


É neste ponto que entra as posturas da Yoga Restaurativa, as quais nos ajudarão a aprender a

novamente relaxar e a descansar profunda e completamente. Assim, quando alcançamos este

estado de relaxamento profundo conseguimos que todo nosso corpo se beneficie. Já está

comprovado cientificamente, que o relaxamento profundo reduz a pressão do sangue,

melhora medidas do sangue como por exemplo açúcar, melhora digestão, fertilidade,

funcionamento dos intestinos, além de reduzir a tensão muscular, insônia e fadiga

As posturas restaurativas nos ajudam a amenizar os efeitos do estresse crônico de muitas

 A primeira delas e minha preferida, é utilizando de acessórios que estão a mão, desta forma criamos um ambiente de sustentação ao corpo, estabelecendo comandos para que o nosso Sistema Nervoso Central receba a informação de que ele está protegido e pode relaxar.

São toques suaves, que aumentam o conforto do corpo físico e começam o desligamento do mecanismo de alerta de nosso corpo. É perceptível no corpo e principalmente na respiração do aluno, quando ele inicia este processo, muitas vezes através de um sorriso suave, algumas por um suspiro que, para quem está de fora, é possível notar os músculos se descontraindo.

Durante este tipo de prática, trabalhamos a permanência longa em cada postura, para que o corpo realmente consiga sentir os benefícios dela, sem para que com isso haja esforço, este é o motivo principal do uso dos acessórios.

Em aula utilizamos do toque suave as vezes na fronte, na mão ou nos ombros, induzindo ao relaxamento de partes do corpo, que insistem em ficar tensos, mesmo quando estamos tentando relaxar. Pequenos pesinhos, colocados estrategicamente, fazem com que toda a musculatura se entregue um pouquinho mais. Além disso, a indução suave no início da prática a um estado de relaxamento, associada a respiração, fazem com que tenhamos um tempo longo em silêncio sem que com isso haja desconforto. É importante durante a prática da restaurativa, e isso é muito salientado, que o aluno sempre relate qualquer desconforto, não importa a intensidade, pois como trabalhamos com uma permanência mais longa em cada
postura, é importante que ele relate para que o problema seja sanado logo no início, como costumo dizer um pequeno desconforto, depois de 5 minutos se torna insuportável.

Já tive casos de alunos, sofrendo de fadiga e insônia que apresentaram melhoras  consideráveis, é interessante notar que nas primeiras aulas, ao entrarem em estado de relaxamento eles dormiam profundamente, sendo difícil inclusive de fazê-los retornar, levando a postura mais tempo do que o inicialmente previsto. Ao decorrer das semanas, equilibrando o corpo, passaram a dormir melhor e em aula conseguiam alcançar estados de relaxamento.

Escrever sobre Yoga Restaurativa é difícil, tem muitos detalhes que são impossíveis de transmitir no papel, como por exemplo a intenção e o carinho, então fica aqui a sugestão para que você experimente a prática e sinta em você os efeitos e o que ela tem para te oferecer.


Seja bem vindo, 
Namastê!







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A História do Yoga no Brasil - Vítor Caruso

Adorei essa matéria que o Irmão Vítor escreve em seu blog: http://www.cienciameditativa.com/ Segue abaixo para todos os curiosos no assunto! Namastê Marcela   A História do Yoga no Brasil Revelada Quero em primeiro lugar agradecer ao Tales e a Crhis, do Cadernos de Yoga, pela iniciativa e solicitação, de que eu fizesse uma pesquisa completa sobre a História do Yoga no Brasil. Conversávamos sobre como existem versões imprecisas sobre o histórico dos acontecimentos, e aí surgiu a ideia. Nesta edição de Outono da revista, Cadernos de Yoga, o artigo saiu publicado, e soube da publicação através de telefonema do Prof. Hermógenes, que queria elogiar o material que acabara de ler. Se quiser comprar a histórica edição, acesse www.cadernosdeyoga.com.br . Deixo abaixo o artigo, e espero que aprecie. (Na foto, o autor com o precursor, Shotaro Shimada) A História do Yoga no Brasil Este tema deveria ser menos polêmico do que costuma ser. Infelizmente ele não o é, e acr...

Yoga e a Terceira Idade - Prof. Hermogenes

No livro Saúde na Terceira Idade, o professor Hermógenes, introduz com as seguintes palavras: "Vejo a "terceira idade" não como triste decadência penosa. Vejo como uma fase oportuna para uma decisiva guinada no rumo da ascensão. É a fase mais propícia para escapar do vale e galgar o alto da montanha, para uma verdadeira superação humana. O idoso lucra quando tem a ventura de reconhecer os valores e as possibilidades desta fase da vida, até agora temida e lamentada. Para a escalada da montanha, melhor do que nas fases anteriores, ele dispõe de mais tempo, de solidão, de discerinimento, de rica experiência, e de um razoável arrefecimento da sofreguidão que estressa os mais jovens. Na "terceira idade", o ser humano, com maior discernimento, pode intuir a sabedoria de desapegar-se dos valores fugazes. E aí, pergunta - e a energia necessária para isso? O treinamento que este livro ensina dá a resposta." Sendo assim caro amigo, este é um livro que recomendo...

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta...