Pular para o conteúdo principal

Equilíbrio!

Boa noite, 

Adorei este texto, encontrei o no site do "Yoga pela Paz", demonstra bem como muitas vezes estamos...e como a Yoga trabalha! 

Você pode acessar em: http://www.yogapelapaz.com.br/blog/?cat=176

Espero que você curta, assim com eu!

Namastê

Marcela 

Tadasana

Por Carolina Bergier
Ela começa a dar os comandos:

De pé, junte as bordas internas dos seus pés. Alargue a distância entre os dedos, sentindo-os como extensão dos metatarsos, para que você consiga alongar e alargar os dedos para frente.

Mas eu não estou muito feliz com eles:
Putz, logo essa postura? Eita postura chata… Já tive um dia tão tedioso. Aliás… esqueci de responder aquele e-mail. Mas peraí. O que ela está falando mesmo? Metatarsos. Ok. Porque estou contraindo meus dedos do pé para fazer tudo isso que ela está me dizendo para fazer?

Leve o peso do seu corpo para os calcanhares.

Onde está meu peso? Para dentro, para fora, para frente ou para trás dos meus pés? Para frente, sempre para frente. Por que você é assim, Carolina? Porque está sempre com a cabeça lá na frente, no futuro? Quanta ansiedade… Preciso voltar a meditar diariamente. Peso para os calcanhares. Inspira, expira, inspira, expira. Não é que essa simples ação mudou meu fluxo de pensamentos?

Observe a ação das suas pernas e das suas coxas. A musculatura subindo. Gira as coxas internas para dentro. Abra as virilhas posteriores para fora e com esse espaço entra com o cóccix para dentro do seu corpo. Resista com a coxa frontal para trás e absorva a lateral externa da canela, da coxa e da bacia.

Estou focada. Entendo através da inteligência do meu corpo que puxar a energia da Terra me centra, me coloca no momento agora. Meus olhos estão abertos, fixos num ponto à frente, mas olham para dentro.

Observe o alongamento que você criou no seu tronco e a energia que você movimentou para o centro do peito.

Amarelo. O centro do meu peito está amarelo. Plexo Solar. Paz. Coração aberto.

Leva a ponta do ombro para trás, gira os braços para fora. Antebraço e palma da mão para dentro.

Osso, músculo, pele. Cada um deles tem seu papel nesse movimento. A ponta da escápula entra e traz meu coração para frente. As costelas abrem imediatamente e o cóccix se desalinha. Inspira, expira e fecha as costelas, contraindo o abdômen, traz o cóccix para baixo. Contrai as pernas. Peso para os calcanhares novamente. A energia está ainda mais contida no meu corpo. Concentração aumenta. Equilíbrio físico e mental.

Sinta a energia fluir através dos dedos da sua mão.

As palmas das minhas mãos vibram e queimam. Quanta energia!

Relaxa a garganta. Relaxa a base do seu pescoço para dentro do corpo.

Inspira, expira. Com o relaxamento da garganta e do pescoço, os trapézios se soltam e o peito abre ainda mais. Paz.

Relaxa a face para dentro da face.

Completo a postura. Tadásana. Postura da montanha.
Estou em equilíbrio e posso observar as flutuações da minha mente sem me relacionar com os pensamentos. Alinhada e focada, abro espaço para meu corpo sentir. Memórias celulares vêm à tona. Com o fluxo de pensamento lento, o que se passa na minha tela mental muda de figura. São imagens de sonhos, lembranças de infância. Não me apego a elas. Libero, apago e transmuto.
Inspiro. Expiro. Peso para os calcanhares. A energia da Terra entra pelos meus pés e vem subindo pela força que faço com as pernas. Entra no meu quadril, abdômen, se expande no meu peito e assume uma forma ainda mais poderosa. Difícil de explicar o que está acontecendo. Só observo. O fluxo energético sobe pelo pescoço e olhos, chegando ao alto da cabeça. Conexão. Sinto-me segura frente ao futuro, ao desconhecido. Confio no fluxo Divino. Estou acompanhada e conectada. Paz. Shanti. Eu sou. Terra e Céu conectados através de mim. Eu sou montanha. Montanha sem medo. Montanha forte, consciente e amorosa.

Inspira, expira, inspira, expira.

Tadásana. Eu sou.

Carolina Bergier − Jornalista ambiental, escritora e praticante de yoga há 7 anos. A busca pela consciência integral permeia sua vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.