Pular para o conteúdo principal

Yoga e Emagrecimento

Boa tarde, 
Voltamos as publicações de artigos relacionados ao Yoga. Fico feliz de colocar assuntos diferentes relacionados a este tema. Conhecemos inúmeros benefícios desta prática tão antiga, o equilíbrio natural e o caminho para a descoberta da felicidade. 

Abaixo uma boa explicação sobre o equilíbrio físico que esta prática nos proporciona, logo após a matéria deixei algumas sugestões de prática, que auxiliam no consumo de calorias, segundo o professor Mário Américo no artigo: "Emagreça com Yoga" (http://malikayoga.blogspot.com/2008/07/emagrea-com-yoga.html). Lembre-se apenas que o consumo de calorias depende do praticante, da sua dedicação e busca. Reforço que entre os benefício do Yoga está o equilíbrio do corpo físico, mas se praticarmos apenas com este olhar, podemos  correr o risco de "Estarmos comendo a casca da banana e jogando a fruta fora" como diz o professor Hermógenes.

Obrigada, 

Namastê, e até a próxima!

Artigos encontrado em:
1. http://www.infonet.com.br/verao/2012/ler.asp?id=122001&titulo=bem_estar

Yoga acelera o metabolismo, emagrece e garante bem estar
Aposte neste exercício que equilibra o funcionamento do corpo
Estima-se que em uma aula de hatha Yoga sejam gastos 225 calorias (Foto: sxc.hu)
Quando se pensa em yoga, logo vem à mente a idéia de bem estar, equilíbrio, harmonia.  Mas este exercício surgido há cerca de 5 mil anos pode fazer muito mais por você: ele pode acelerar seu metabolismo, reduzir sua ansiedade e, de quebra, ajudar a emagrecer. Estima-se que sejam gastas 225 calorias durante uma aula de estilos mais suaves como o hatha yoga, pouco menos do que uma caminhada em ritmo acelerado (350 calorias). Já em uma hora de power yoga, chega-se a perder uma quantia semelhante de calorias perdidas em uma aula de step mais puxada.


Como isto é possível? Segundo o professor Gerivaldo de Jesus, os exercícios do yoga procuram normalizar as funções de todo o organismo. “Eles regulam o processo respiratório, metabólico, circulatório, digestivo e agem não só sobre todo sistema glandular e orgânico, como também sobre os nervos do cérebro. Isto é conseguido fazendo respirações profundas durante os diferentes exercícios, sendo que cada um deles tem um determinado efeito sobre o comportamento do organismo”, explica o professor vivo mais antigo do estado de Sergipe.


Uma vida melhor


Por não ter movimentos automatizados, a prática da Yoga exige um maior controle mental para que se consiga manter o equilíbrio ao realizar as posturas. Desta forma, o exercício acaba treinando o autocontrole, a disciplina e a concentração.  Além disto, a respiração ganha aqui uma importância que vai além a da prática da Yoga: quando alguém se depara com um problema ou grande desafio, tem a tendência de travar a respiração, aumentando ainda mais a ansiedade.


Quem faz yoga, consegue mesmo nas horas nas difíceis manter uma respiração completa, lenta e profunda, o que ajuda a apaziguar a mente. Isto é confirmado pela funcionária Pública Luzia Oliveira. “O Yoga me beneficiou muito e em tudo: desde a resistência física até a mente. Estou muito mais calma, forte e equilibrada. Pratico Yoga há quatro anos e posso afirmar que me tornei outra pessoa”, avalia a aposentada.
Por Vivian Reis

Confira os asanas indicados:

SURYA NAMASKAR B (Saudação ao Sol)

Fique em Tadasana (Postura da Montanha). Inspire, dobre os joelhos, levantando os braços e olhe para as mãos, ficando em Utkatanasa (Postura Poderosa). Expire, desça seus braços bem abertos para o lado e mova o queixo em direção às canelas em Uttanasana (Postura do Alongamento Intenso). Passe para Ardha Uttanasana (Meia Postura do Alongamento Intenso), inspirando e arqueando o tronco em uma leve retroflexão com os braços estendidos e a cabeça olhando para frente. Expire e coloque as duas pernas para trás em Chaturanga Dandasana (Postura dos Quatro Apoios). Faça o Adho Mukha Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo), inspirando e estendendo os braços para levar o tronco para cima. Olhe para o teto. Vá para Adho Muka Svanasana (Postura do Cachorro Olhando para Baixo), elevando o quadril, levando a cabeça para baixo para formar um triângulo com o corpo.

PINCHA MAYURASANA (postura invertida sobre os antebraços) - indicado para praticantes experientes ou na presença de um professor. 

De pé, olhe para baixo, coloque as mãos no chão com os braços paralelos à cabeça. Os joelhos devem estar na mesma distância do quadril e as mãos na mesma do ombro. Com mãos e os antebraços firmes no chão, levante os joelhos e leve a pélvis em direção ao teto, formando uma letra A. As mãos devem estar próximas a uma parede e os antebraços paralelos na largura dos ombros. Contraia as costas e firme os pulsos no chão. Dobre um joelho e ande para perto da parede, mantendo a outra perna ativa. Dê alguns impulsos antes de tentar ficar de ponta cabeça. Cada vez que impulsionar, aplicando força no quadril, tente chegar mais alto até ficar de ponta cabeça, apoiado nos antebraços. Fique na posição por algumas respirações e desça devagar.

MATSYASANA(postura do peixe)


Deite-se no chão com as pernas dobradas e os pés no solo. Inspire, levante a pélvis e coloque as mãos embaixo dos ísquios. Desça o quadril em cima das mãos e estenda as pernas. Pressione as escápulas nas costas e, com uma inspiração, levante o tronco e a cabeça. Então, tente colocar o topo da cabeça no solo, fazendo um arco com o tronco e a cabeça. Mantenha-se na posição por algumas respirações.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.