Pular para o conteúdo principal
Boa noite,

O texto abaixo, escrevi no aeroporto de Bordeaux, no dia 11 de junho de 2012 (semana passada), não consegui publicar por que acabou a bateria do computador. Eu não sei o que aconteceu, mas tive dificuldade de encontrar o arquivo. Hoje, felzimente eu encontrei, e compartilho com vocês um pouco do que estava sentindo, e da mudança que esta experiência tem em minha vida.

Espero que goste,

Namastê _/\_

Bordeaux, 11 de Junho de 2012

Escrevo do aeroporto de Bordeaux diretamente para vocês. Estive fora por duas semanas e estou iniciando meu caminho de volta pra casa.


Ao amanhecer
Vivênciei um retiro de 7 dias no interior da França, numa pequena cidade chamada Duras. Região completamente agrícola, sem muitas coisas e realmente muito bonita. A paisagem, a combinação do verde, admito que em toda minha vida, não tinha visto tantos tons diferentes.


Cada dia desta empreitada foi um presente, do momento em que consegui minha vaga para o retiro até este momento. Aqui você já deve estar se perguntando para onde eu fui, a resposta é muito simples: "Plum Village", mais precisamente para o mosteiro Busdista New Hamlet. Se você quiser saber mais, entre na página deles: www.plumvillage.org - Cada momento lá foi muito especial, começando com a monjas, todas vestidas de marrom, com suas tunicas, seus cabelos raspados, seus chapéus pontudos...a primeira impressão que você tem, é que está em algum lugar no Vietnãm, e não na França. É muito interessante. Me senti um pouco perdida nas primeira horas, sem saber ao certo para onde iria, e sem entender toda a estrutura. O que mais me chamava a atenção é que sempre que um sino tocava, todas as pessoas, imediatamente paravam e respiravam 3 vezes. Tudo para se lembrarem de estar no AQUI E NO AGORA!

Meditação caminhando

Jardins de New Hamlet
Eu e Maria Mariana, a mais nova no retiro
Eu não deixei o costume de lado, e mesmo aqui no aeroporto, não consigo não parar e respirar cada vez que um sinal é dado no autofalante, para dar algum aviso.


É tudo muito especial, a sala de meditação é linda, inspira o silêncio e a entrega. Um momento que gostaria de compartilha, entre tantos outros, foi a primeira palestra do Thay  (Thich Nhat Hanh), as explicações dele sobre a mente atenta, sobre a meditação caminhando, sobre a presença, seus estados mentais, seu poder de tranquilizar e nos ajudar a viver mais inteiros, tirando o sofrimento, nos trazendo alegria...o que aqui eles chamam de budismo engajado (ou na prática)...é fantástico! Comecei a compreender muito melhor muitas coisas, percebi o quanto temos para melhorar a cada dia. O quanto a vida nos permite ser mais integrados e mais felizes. Você percebe que em pequenos gestos existe todo um sentido. É muito difícil explicar, mas se você praticar, não é necessário estar em Plum Village para sentir estas coisas, você pode sim, ir lá para fortalecer sua prática de meditação com plena consciência, mas não precisa estar lá para vivênciar tudo isso que falei.


Bom...acho que escrevi demais! Em outro post, vou tentar dividir com vocês uma prática que me tocou muito!


Obrigada por sua presença!

Comentários

  1. Nossa Má, quanta coisa linda! Fico feliz de vc ter tido a oportunidade de vivenciar isso tudo. bj

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Gastrite...a Yoga pode te ajudar!

Bom dia! Recentemente a gastrite chegou na família, desconforto, ansiedade, modificações em hábitos. Quanta coisa ela modifica na vida da gente. Fiquei pensando em como auxiliar usando a yoga. Percebi que conhecia muitas práticas que auxiliam em diferentes tipos de doenças, e não sabia nenhuma em específico para este problema. Comecei a estudar e durante as pesquisas, caí sempre no mesmo tipo de asana e "lógica" para direcionar a pratica. Que tentei resumir abaixo. A Yoga pode te ajudar, lembe-se sempre que você deve procurar seu médico, alopata ou homeopata para que tenha um acompanhamento adequado. A Yoga vai entrar como uma complementação de tratamentos que você eventualmente esteja fazendo, mesmo que você não tenha problemas deste tipo, a prática trará benefícios a seus órgão internos e ao seu sistema nervoso central. É legal estar atento a sua alimentação, o medico com certeza já deve tê-lo orientado quando ao que comer, quando comer, e etc e tal. Pense nesta

Ubuntu - Lia Diskin

Adorei a mensagem...veja você!  UBUNTU A jornalista e filosofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu . Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva. Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito, com laço de fita e tudo, e colocou debaixo de uma árvore. Aí­ ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse "Já!", elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro. As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele d

O que é Yoga? Por Hermógenes

Este vídeo foi gravado durante o Seminário de comemoração dos 90 anos do professor. Desculpe a qualidade do vídeo, mas acredito que o que importa é o conteúdo! Alegre-se e ilumine-se com as palavras doces do Prof. Hermógenes.